top of page

Histórias de um bolsista...

​                                                                                        Postado em 19/09/2012



Tudo começou a um ano e meio atrás (início de 2011), quando prestei o primeiro processo seletivo para Intercâmbio. Na verdade desde que entrei na universidade e conheci as oportunidades que a mesma oferecia para os estudantes comecei a me preparar. No primeiro ano busquei participar dos eventos, cursos, minicursos, seminários e membro bolsista do Programa de Educação Tutorial. Procurei também publicar, pois sabia que as pontuações para esses quesitos eram altas (no caso do intercâmbio acadêmico da minha universidade). 



No primeiro processo seletivo que fiz para Portugal em 2011, com bolsa do Banco do Brasil consegui uma ótima colocação, ficando em 2° lugar, mas a bolsa era apenas para o 1° colocado. Confesso que havia ficado um pouco decepcionado, mas sabia que o 1° colocado era um bom candidato e merecia a bolsa tanto quanto eu. A partir desse resultado continuei a me preparar para o processo seletivo que haveria no próximo ano e também para o processo seletivo do mestrado.









Do processo seletivo à viagem

Em meado de setembro de 2011 fiquei sabendo que o governo federal iria promover um programa de mobilidade internacional para alunos de graduação, o tão conhecido "Ciência sem Fronteiras". De início não sabia o que era, ficava na dúvida se iria "vingar" e sobre como seria. Mas uma coisa tinha percebido de início: a bolsa era muito boa!!! Mas para minha decepção inicial, os primeiros editais eram somente para alunos com domínio do Inglês, Francês, Alemão e outros. Mas não incluía países com a língua portuguesa e espanhola. Além disso inicialmente seriam priorizadas as áreas de Engenharia e como sou estudante de Geografia, mesmo pesquisando na área de Geoprocessamento e Solos, não tinha certeza se poderia participar dos processos seletivos.



Em 2012, mais precisamente em março me candidatei novamente a bolsa de mobilidade pelo Banco do Brasil e a UFU, com a pretensão de ir a Portugal. Em uma das fases do processo seletivo (entrevista) a coordenadora institucional da UFU profa. Raquel Santini me interpelou incisivamente me perguntando o porque de não ter me candidatado para o edital do CsF que estava aberto. Ela falou nesses termos: "Como que um aluno com um currículo desses não se candidata para o CsF". Naquele momento eu não sabia ao certo como funcionava o edital e fui informado que tinham bolsas para Portugal e Espanha. Foi uma conversa tão rápida que nem pensei duas vezes e escolhi a Espanha, para desenvolver o Castelliano. Sai dessa entrevista cheio de esperança e com muitas dúvidas. Até mesmo sem saber qual curso escolher, pois não havia vagas para Geografia. Hoje agradeço imensamente a Profa. Raquel Santini pelo incentivo dado, pois sua forma incisiva me mostrou que sou capaz de ir muito mais além.



Resumindo: passei no processo seletivo de Portugal com a bolsa do Banco do Brasil (resultado saiu em abril) e passei no processo seletivo da Espanha (resultado saiu em Julho), e qual escolhi? Claro que foi o CsF! Na verdade tive muitos gastos pois já estava com o visto de Portugal em mãos (que tirei em Belo Horizonte), mas hoje aqui da Espanha posso dizer que valeu a pena minha escolha!

Das Malas às Despedidas



Um dos momentos "tensos" ao fazer um intercâmbio, são as despedidas. Deixar que você ama, admira e gosta de estar perto deixa um vazio no coração que só quem passa por isso sabe entender. Eu tenho a felicidade de ter no Brasil família e amigos que me amam, companheiros de trabalho no PET que sei que me respeitam e admiram, uma tutora do PET (Beatriz Ribeiro Soares ) que é quase uma mãe e sempre tem nos ajudado, uma ótima orientadora que sempre tem me auxiliado e apoiado nas minhas decisões (Vania Rosolen) e também ter também um presente de Deus que é meu namoro. Estou muito feliz com a oportunidade de estar na España nesse intercâmbio, mas estaria mais feliz se pudesse trazer todas as pessoas que comentei para cá. hehe... 

"As malas eu arrumei, coisas eu deixei, sentimentos guardei. Feridas ficou, pois a distância deixou. Mas a certeza permanece que a felicidade está mais perto do que podemos imaginar". Amo vocês amigos, amo você família, amo você mãe e pai, amo você amor!!! O coração está apertado com a distância, mas está feliz com a oportunidade!!!!! Obrigado Deus pelo presente que me deu e pelas pessoas que deixei no Brasil.

bottom of page